quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Enslaved: Odyssey To The West


A cultura Chinesa é uma das mais tradicionais e ricas do mundo. Culinária, artes marciais, música, religião, escrita, grandes construções fazem parte de um extenso cardápio cultural que influencia e impressiona o mundo até hoje. Uma das obras que fazem parte dos pilares da literatura chinesa e que serve de inspiração, de pano de fundo para Enslaved, objeto de análise de hoje, é Jornada Para o Oeste.

Jornada Para o Oeste é um romance escrito por Wu Cheng'en e impresso em 1592 durante a dinastia Ming (século 16). Junto de Três Reinos, Margem da Água e Sonho da Câmara Vermelha, faz parte dos 4 grandes romances clássicos da literatura chinesa que sempre são adaptados para o cinema, teatro, musicais e etc. A obra de Wu Chengen foi e ainda é o maior sucesso entre os 4 clássicos da literatura chinesa, sendo contado mesmo nos dias de hoje dentro das casas das famílias chinesas e sendo ainda inspiração para filmes (O Reino Proibido - 2008), animes (Dragon Ball), games (Enslaved: Odyssey To The West), entre muitas outras obras.

Ambientada durante a Dinastia Tang na China, Journey To The West (como é conhecido no Estados Unidos) descreve as aventuras do monge Xuanzang e seus três discípulos, Sun Wukong (o rei macaco), Zhu Bajie o porco, Sha Wujing o ogro, em seu caminho para a Índia, com a finalidade encontrar e trazer de volta as escrituras sagradas budistas. No decorrer de sua viagem para o Oeste o grupo depara-se com provações e tribulações que testam sua força espiritual. Sua busca comum para obter as escrituras, enquanto serve como o enredo principal, é também uma metáfora da busca pessoal de cada personagem pela iluminação.




Com esse plano de fundo, a produtora de jogos Ninja Theory (Heavenly Sword – exclusivo PS3) em 05 de outubro de 2010 lançou para PS3 e XBOX 360 Enslaved: Odyssey To The West, distribuido pela NAMCO BANDAI, e em 2013 finalmente foi lançado para PC.

O game se enquadra no gênero de ação e aventura em 3ª pessoa com algumas opções de upgrades em armas, barra de vida e escudo, bem simples nesse quesito. Durante a jogatina nada de muito diferente é desenvolvido no sistema de evolução do personagem, contudo, isso não atrapalha na diversão e na possibilidade de combinar técnicas e ataques diferentes, tudo de forma bem intuitiva, além disso é possível usar diferentes táticas de progressão dependendo de cada fase, por exemplo, é possível passar por uma fase de maneira furtiva ou evasiva, usar distração e etc.

Indubitavelmente a trama e os personagens do game são alguns dos pontos altos das aproximadamente 10 horas de gameplay. A história de Enslaved começa com o encontro inesperado de Monkey (o rei macaco de “Jornada para o Oeste”) com Trip (contextualizando seria o monge Xuanzang) na fuga de uma nave que estava prestes a cair sobre uma Nova Iorque devastada. Após se safarem do desastre aéreo, Trip coloca um dispositivo eletrônico na cabeça de Monkey que o obriga a seguir suas ordens. O grandalhão então passa a acompanhar a moça em direção a Oeste onde vive seu pai.



Durante a jornada além de deparar-se com vários mechs (robôs que caçam seres humanos), Monkey e Trip encontram-se com Pigsy (o porco), o personagem mais cômico do jogo e também da fábula chinesa. Porcalhão e mulherengo, Pigsy vira e mexe quer “passar a perna” no rei macaco,mas no fim acaba sendo um grande companheiro.

Monkey é muito forte e tem técnicas de luta corpo a corpo muito eficientes, contudo ele não conseguiria avançar nessa jornada sem alguns gadgets (bastão, luva, e uma espécie de nuvem voadora) que o ajudam a derrotar os inimigos. Trip também possui alguns dispositivos que facilitam avançar no jogo, por exemplo a habilidade de hackear mechs e usar suas habilidades em seu favor.

Um dos maiores destaques do game além dos belos gráficos e magníficos cenários, é MOCAP (motion capture), que nada mais é que a técnica de captura de movimentos através de sensores colocados no rosto e no restante do corpo do ator. Atores reais dão vida aos protagonistas dessa obra, destacando-se aqui Monkey, que foi interpretado por Andy Serkis (Gollum, King Kong, Caesar, Capitão Haddock, etc), especialista nesta arte de filmar os movimentos e dar vida a personagens feitos no computador.

Enslaved se mostra um jogo de excelente roteiro e personagens, ótima trilhas sonora, lindos gráficos, boa jogabilidade (bem intuitiva e simplificada), mas que peca por não possuir um sistema multiplayer e apenas um DLC (conteúdo para download). Essa deficiência não tira o brilho e qualidade do jogo, pois o gamer vai ficar completamente imerso na jogatina, contudo, infelizmente a falta de sobrevida ao game após as quase 10 horas de gameplay, fizeram com que o jogo não fizesse o sucesso que lhe é de direito.



Curiosidade: Monkey possui o bastão que aumenta de tamanho e a nuvem voadora que são usados por Goku em Dragon Ball.

Por: Japa

Nenhum comentário:

Postar um comentário