sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nura: A ascenção do clã das sombras (Nurarihyon no Mago)

Mangá que tem como alvo principal o público shõnen, escrito por Hiroshi Shibashi ,lançado entre os anos de 2008 e 2013 no Japão e lançado no Brasil pela editora JBC no ano de 2012. A versão japonesa possui 25 volumes. Por aqui, até o momento (novembro, 2013) , o mangá  se encontra no décimo quarto volume.

Nura trata do mundo dos youkais. Para quem não sabe, youkais são criaturas sobrenaturais que existem para atormentar os seres humanos. Um youkai muito conhecido pela galera que curte anime é o Kurama, personagem de Yu Yu Hakusho, que era um youkai do tipo raposa. Além desse, outro que ficou muito famoso por nossas terras foi Inuyasha, um meio-youkai (hanyou), filho de um youkai e de uma humana.

Form humana de Rikuo Nura
Na história do mangá, somos apresentados ao jovem Rikuo Nura, neto de Nurarihyon, o comandante supremo dos youkais. Nurarihyon quer que seu neto assuma o clã da família Nura, porém Rikuo não deseja fazer parte do mundo dos youkais. O que ocorre é que Nura não é um completo youkai, pois possui 3/4 de sangue humano e 1/2 de sangue youkai, sendo filho de um hanyou e de uma humana. Em meio a tudo isso Rikuo vive sua vida de humano normalmente, indo para a escola e tentando ao máximo ser um humano normal. Porém, quando sua família está sofrendo ataque de outros youkais que querem tomar o poder, a verdadeira forma de Rikuo aparece. No período da noite Rikuo se transforma num poderoso Youkai, que diferentemente do Rikuo humano(de dia), quer liderar a família e montar seu próprio Hyakki Yako (um exército youkai). Com o tempo a forma humana de Rikuo se acostuma com a idéia de liderar o clã, mas mantem seu amor pelos humanos e proíbe os youkais que comanda de atormentar os seres humanos.


Outros personagens;

Kiyotsugu: Estuda na mesma classe que Rikuo e é um viciado em youkais. Fica o tempo todo no mangá procurando por youkais. Forma os cruzados de Kiyo, um grupo para caçar as criaturas demoniacas, do qual Rikuo participa!!

Kana Ienaga: Amiga de infância de Rikuo, também participa dos cruzados de Kiyo.


Yura Keikain: Yura era para ser a verdadeira inimiga de Rikuo, dado que ela é uma descendente de onmyôjis, uma verdadeira caçadora de youkais

Mulher da Neve: é uma youkai da família Nura, que protege Rikuo em sua forma humana. Parece meio apaixonada pelo Rikuo, assim como a Kana.

Forma youkai de Rikuo Nura
Enfim, fazia algum tempo que não lia mangás e acabei voltando a acompanhar esse mundo por causa de Nura. A história se desenvolve bem e passa de uma simples aventura para uma história que envolve terror (afinal, youkais são seres demoníacos, ora!). A arte do Shibashi é bem interessante e a maioria do tempo é bem limpa, só me incomodei em algumas cenas de luta em que as coisas ficam meio bagunçadas e você tem que ficar olhando bem pra ver o que está acontecendo direito. Outra coisa que me incomodou foi o fato de Rikuo ser chamado por seus subordinados de Sinhozinho, na tradução da JBC, eu procurei alguns scans pela net e a tradução que mais me agradou foi Jovem Mestre (que é mais típico de um japonês!!). A série ainda ganhou duas temporadas em anime com cerca de 25 episodios cada , uma intitulada Nurarihyon No Mago e a outra Nurarihyon No Mago: Sennen Makyou, que em breve terão suas resenhas aqui no Bad Bloc Magazine.

Apesar de ter sido lançado a quase um ano e meio aqui no Brasil, ainda é possível encontrar as primeiras edições do mangá em lojas como a Comix ou Saraiva e começar uma coleção que vale a pena

Por: Mr. B.

Um comentário: