quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vida longa ao Play Station 3 e ao Xbox 360

Enganam-se quem disser que a vida do Play Station 3 e do Xbox 3600 esta acabando. É isso mesmo, os principais representantes da sétima geração de consoles de videogame que revolucionaram o mundo dos jogos desde os seus lançamentos, ainda possuem muita lenha pra queimar.



O Play Station 3, que veio com a proposta de um serviço unificado de jogos online (PlayStation Network – PSN), grande capacidade multimídia, formato de disco Blu-Ray de alta definição (sendo o primeiro no mercado) e conectividade com várias outros aparelhos da Sony, não irá nos dizer adeus tão cedo. O Xbox 360, o maior concorrente do PS3, que possui a Xbox Live para também proporcionar aos jogadores partidas online, baixar jogos, shows, música, mas que teve como maior sucesso o lançamento do Kinect, o sensor de movimentos que possibilita ao jogador interagir e jogar o console sem um joystick, não vai parar tão cedo.

Ambos ainda têm muito a oferecer com um catálogo de dezenas de excelentes títulos multiplataforma e exclusivos lançados ao longo desses sete anos. Aliás, os preços desses jogos serão o grande atrativo agora. Vários deles podem ser encontrados na faixa de 79 a 129 reais que podem ser adquiridos em mídia física ou mídia virtual (esses ainda mais baratos). Os dois também apresentam em seu sistema online uma variada enorme de jogos clássicos, sendo que no Play Station 3 você consegue adquirir jogos famosos e bem baratinhos que fizeram muito sucesso no Play Station 1 e 2 (vejam no link abaixo a lista que montei dos jogos que em minha opinião foram os melhores do PS1 e aguardem que uma lista dos 15 melhores do PS2 já esta a caminho).


Falando em preços, os consoles já podem ser encontrados com um valor de venda ótimo e se você tiver paciência para pesquisar bastante com certeza encontra várias pechinchas.




O que ainda dá mais gás para o PS3 e o XBOX 360 é que a leva de exclusivos dos seus sucessores ainda esta bem longe do ideal e, na opinião de Tony Key, vice-presidente de marketing e vendas da Ubisoft dos Estados Unidos, a culpa é daqueles que nos divertiram a tantos anos e ainda nos divertem. É isso mesmo, o Play Station 3 e o Xbox 360 acabaram sendo uma pedrinha no sapato dos novos consoles.

"No momento, todas as editoras estão fazendo a transição de seus recursos de desenvolvimento. Para um jogo como o Assassin's Creed 4: Black Flag, a maioria das vendas continuará acontecendo nas plataformas da geração atual. Não podemos fazer uma versão para o Play Station 4 ou Xbox One que seja tão diferente que não possamos comercializá-las juntas. Então, por enquanto os desenvolvedores e designers estão focados em criar jogos que funcionem realmente bem em todos os sistemas - mas conforme fizermos a transição de recursos para a próxima geração, será mais difícil fazer isso porque o poder destas máquinas permitirá muito mais criatividade." (Fonte: GameVicio)

Masaru Kato, vice-presidente e CFO da Sony, informou também que o Play Station 3 possui sim vida longa.

"O PS3 está no seu sexto ano e acredito que ainda tem uma longa vida. E agora já não estamos numa fase na qual perdemos dinheiro com o console. Existem discussões sobre a próxima plataforma, mas não posso falar sobre isso de momento. Mas, de qualquer das formas temos muito negócio no PS3." (Fonte: Eurogamer)

Yusuf Mehdi, diretor de marketing da Microsoft, foi ainda mais direto. Além de informar que o Xbox 360 receberá no mínimo suporte até 2016, prometeu que haverá lançamento de pelo menos 100 jogos para o console.

"Se você perceber que essa plataforma (Xbox 360) durou de sete a oito anos e ainda estará por aí nos próximos três anos, é incrível o quanto ela foi rentável. (...) Nós continuaremos investindo no Xbox 360 e dois aparelhos podem coexistir. (...) Continuaremos produzindo para ele. Na verdade, faremos mais de 100 games para ele, então você continuará jogando".

A verdade é que as empresas irão precisar fazer um investimento altíssimo para os jogos se mostrarem bem superiores nos novos consoles e toda essa situação pode e deve ser considerada normal, até porque a transição dos jogos do Play Station 2 e do Xbox também encontraram várias dificuldades, o que resultou em jogos para Play Station 3 e Xbox 360 que não eram muito superiores que os seus antecessores.

Aliás, mesmo que o lançamento dos novos consoles esteja contagiando, empolgando e prometendo muito aos jogadores, seus preços altíssimos (principalmente no Brasil) os transformam em produtos para poucos e todo o seu potencial não será aproveitado ainda.






Enfim, veremos e jogaremos muito ainda os consoles Play Station 3 e o XBOX 360. Quem ainda não comprou algum dos dois (ou os dois até) e tem vontade de jogá-los, essa é a hora, pois irão ocupar agora uma grande parcela no mercado em termos de custo-benefício e daí não saíram por um bom tempo.

Por: Matheus Coelho



Um comentário: