sábado, 14 de dezembro de 2013

Primeiras Impressões de O Hobbit: A desolação de Smaug



       Olha o Bilbo ae!!! Ontem foi o grande dia, a estréia mundial de “O Hobbit: A desolação de Smaug”. Como em todos os anos anteriores, em que se estreou um filme da Terra Média, minha presença foi inevitável. Ano passado minhas expectativas foram bastante altas para o primeiro filme e houve certa decepção quando assisti o mesmo. Não que o filme seja ruim, pelo contrário, mas a presença constante de certas piadinhas e o ritmo lento do filme foram uns dos fatores que me decepcionaram. Como fã de Tolkien, já havia lido todos os livros da Terra Média publicados por aqui e sabia, claro, que o livro tinha uma pegada mais infantil, mas não esperava ver essa infantilidade no filme.

       Então fui assistir a Desolação de Smaug com a expectativa um pouco mais baixa em relação ao primeiro e tive uma grata surpresa. O filme é foda!!!! Alguns fãs mais xiitas ficarão desapontados pelas mudanças que Peter Jackson fez em relação ao livro, principalmente a presença, e as cenas que a envolvem, da elfa Tauriel, inexistente na obra de Tolkien. Ou talvez as cenas dos anões com Smaug. Outros, como eu, gostarão(com exceção de alguns fatos que são realmente desnecessários). As cenas de ação são constantes e bem trabalhadas, com um certo exagero nas lutas (principalmente com Legolas), é claro. O filme possui um ritmo mais frenético, fazendo as horas( cerca de duas horas e quarenta) passarem rapidamente. A única parte mais lenta do filme talvez seja na Cidade do Lago, mas isso é necessário para mostrar todo o drama envolvido. Os cenários, como sempre, são grandiosos e muito bem trabalhados. E o mesmo vale pra trilha sonora.

        Não darei muitos spoilers sobre o filme, mas listarei alguns pontos ruins e bons sobre a Desolação de Smaug:

·        Infelizmente não há a presença das águias. Antes de ver o filme imaginava se o Peter Jackson iria fazer como no livro e deixar as águias conversarem, mas elas não aparecem em nenhum momento.

·         Beorn aparece muito pouco, Peter Jackson poderia ter dado mais espaço para o troca pele.

·         As piadinhas existem, mas em menor escala se comparado ao primeiro filme, o que deixa essa segunda obra menos infantil em relação à primeira.

·         Bilbo é o cara. Começa a sentir o poder do anel sobre ele, principalmente na cena com as aranhas.

·      Os anões: no filme os destaques são para Thorin e Balin. E dessa vez Kili ganha uma grande participação (acontecendo grandes mudanças em relação ao livro e sendo um dos fatos desnecessários envolvendo ele e Tauriel). É impossível dar destaque para 13 anões, então os outros só são importantes nas batalhas.

·         Thranduil: Tentaram fazer um rei elfo arrogante e mesquinho, conseguiram fazer um viadão. Não curti muito a interpretação do ator que faz o rei elfo. O troféu de viadão do ano vai pra ele.

·   Tauriel e Legolas: Apesar de não existir nos livros, Tauriel tem participação constante no filme após a chegada dos anões na Floresta Velha e gostei bastante da interpretação da Evangeline Lilly. Quanto a Legolas, esse deve ser o personagem favorito de Peter Jackson, o elfo poderia matar todos os orcs sozinho com uma única flechada. Em relação a Orlando Bloom, sua interpretação melhorou bastante quando comparada a O Senhor dos Anéis.

·      Bard: esse sim, gostei bastante da interpretação do personagem que tem um semblante mais sério e um certo drama que envolve seu antepassado e seu amor pela Cidade do Lago.

·   Smaug: no primeiro filme muitos criticaram, dizendo que ele parecia inacabado. Nesse segundo filme podemos ver melhor o dragão e na minha opinião é o dragão mais foda que eu já vi em filmes fora que a voz de Benedict Cumberbatch se encaixou perfeitamente.

·    Gandalf aparece muito pouco no filme, mas suas cenas em Dol Guldur são uma das partes mais importantes.

·         Radagast: o istari mal aparece, felizmente.


  Não esperem o melhor final do mundo, mesmo porque um terceiro filme virá ano que vem e provavelmente será mais sério que esse segundo, afinal é nele que irá ocorrer a batalha dos cinco exércitos. A desolação de Smaug conseguiu superar bastante a Jornada Inesperada e só fez aumentar a ansiedade para o próximo ano, quando virá a conclusão da saga do pequeno hobbit.

  Se você já assistiu o filme deixe ai sua opinião e curta a fanpage do Bad Bloc. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário