sábado, 30 de novembro de 2013

Ascendente ou permanente falta de originalidade do Cinema?


HQ’s, romances, vídeo-game, contos e etc. São diversas as fontes de onde se extraem elementos para se produzir uma obra hollywoodiana. Estamos presenciando uma era cuja inundação de roteiros adaptados tomam os quatro cantos do ateliê da sétima arte. Muitos diriam que é um exagero dizer que é exclusivo da contemporaneidade tal falta de originalidade, tendo em vista que diversos filmes de sucesso e relativamente antigos, também foram adaptações  - vide Bebê de Rosemary (1969), Tubarão (1975) e Rambo (1982). Além disso, o site Cineinblog nos revela que dos 84 vencedores da categoria Melhor Filme no Oscar desde a primeira premiação, em 1929, apenas surpreendentes 28% foram obras originais.
Talvez seja de fato crônico o problema de falta de originalidade no cinema (em especial, o americano), mas é impossível negar que atualmente tais filmes estão cada vez mais em evidência e orbitam em torno de cifras astronômicas (são os Blockbusters perfeitos). Vejamos o top provisório top 10 de bilheteria este ano:

1)    Homem de ferro 3
2)    Meu malvado favorito 2
3)    Velozes e Furiosos 6
4)    Universidades Monstros
5)    Homem de aço
6)    The Croods
7)    Guerra Mundial Z
8)    Oz: Mágico e Poderoso
9)    Além da Escuridão - Star Trek
10) Pacific rim


 Por incrível que pareça os roteiros originais são representados principalmente pelas animações (Meu malvado favorito 2, Universidades Monstros, The Croods) Homem de ferro 3, além ser uma sequencia, todos sabemos de sua inspiração na HQ homônima. Velozes e Furiosos 6, outra sequencia. Homem de aço, o azulão mais aclamado da DC Comics. Guerra Mundial Z é adaptação de um homônimo romance literário de Max Brooks. Oz: Mágico e Poderoso advém do saudoso Mágico de Oz. Star Trek  - Além da Escuridão também mais uma sequencia, além de ser oriundo da velha e conhecida franquia de ficção científica. 









Pacific rim apesar de não ser oficialmente baseado em nenhuma outra obra e ser original, é inegável as imensas influencias dos animes (por exemplo, em Evangelion) e seriados japoneses (metal heroes e tokusatsus)




Não vem ao caso a discussão de que roteiros e referências genuinamente originais são melhores, temos adaptações inesquecíveis (Senhor dos Anéis manda um oi!), algumas questionáveis (Crepúsculo) e algumas ótimas expectativas (The Hobbit: Desolação de Smaug e World of Warcraft). Mas será que o cinema está realmente sofrendo de “adaptismo demasiado crônico”?

Deixem aí seu comentário e opinião sobre a situação atual do cinema e não se esqueçam de curtir nossa fanpage no facebook!



Por: Pedro Costa

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário