segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Serial Nerds: os nerds em série!

Ser ‘nerd’ nem sempre foi motivo de orgulho para aqueles que assim eram considerados. Na verdade, o termo era muitas vezes utilizado com um sentido pejorativo, demarcando um estereótipo para os rapazes (e raparigas) que eram aficionados por conhecimento, dotados de pouquíssimo ou nenhum dote esportivo (alguns diriam que lhes faltavam habilidade e interesse também para a escolha de suas vestimentas) e para as artes da conquista e sedução, sobrando-lhes como diversão a inveterada e intensa paixão por quadrinhos, vídeo games, filmes (alternativos, cults, fantasia medieval, pulp e/ou sci-fi), tecnologia e literatura.  Reconheço, há imensas controvérsias sobre esse estereótipo, pois como tal não compreende a totalidade das possibilidades das nerdices. 

É inegável que a partir do explosivo sucesso da série Big Bang Theory (desculpem-me o trocadilho infame, não resisti), o “ser nerd” ganhou um novo sentido e todo um glamour nunca antes visto e a líder de torcida e o atleta da escola hoje se contorcem para despertar o nerd interior.

No entanto, sabemos que o “nerd” (em sua versão mais estereotipada ou não), já estava presente desde há muito tempo nas séries de televisão e possivelmente irá permanecer para sempre. Sendo assim, resolvemos postar aqui uma pequena lista dos personagens nerds presentes nas séries mais recentes (outras mais antigas).

Breaking Bad - Mr.White (biatche!)
 


Com seus óculos de grau, postura comportada diante da vida e de sua família e uma incomparável genialidade em Química, Walter White ao descobrir que tinha câncer, começar a produzir meta-anfetamina e se tornar o rei das ruas, revela o que poderia ocorrer com qualquer nerd que entrasse em um processo de combustão. Segurou toda sua agressividade e vontade de poder a vida toda e deu no que deu! Se tivesse participado da Revolta dos Nerds e extravasado, ele teria um destino diferente?

Lost - Hurley (dude!)




A série foi encerrada já faz um tempinho, mas com certeza marcou a geração. Quem seria capaz de esquecer o incomparável Hugo “Hurley” Reyes. Era grande fã de Star Wars e não perdia a oportunidade de em seus comentários fazer referência a coisas do tipo “apenas os nerds entenderão”. Sem contar a sua (in(h)abilidade com mulheres. 

The Walking Dead – Glenn


A primeira participação desse cara na série, esgueirando-se por entre as ruínas dos prédios e zumbis para salvar Rick, faz com que acreditemos se tratar muito mais um ninja do que um de nerd. Não se fala muito de seu passado, mas ao longo da série esse jovem se mostra como uma pessoa dotada de habilidades que só podem ter sido tiradas de filmes, quadrinhos e livro, sem chance de ter passado por qualquer tipo de treinamento militar (o seu porte físico confirma isso) ou de mecânica. Alguns dirão que ele é um nerd de sorte por ter conquistado Maggie Greene mesmo com seu evidente desengonço para com os assuntos do amor. 

Game of Thrones – Samwell Tarly



Tarly é um péssimo espadachim, mas mesmo assim um corvo muito honroso e de grandíssima sensibilidade. Dessa forma, passa a ser aproveitado na patrulha da noite como uma espécie de mordomo e assistente direto do líder dos corvos, pois seria uma forma mais eficiente de fazer uso de seu alto letramento e inteligência. Tendo a mesma sina de grande parte dos nerds, ele sofre bullying onde quer que esteja. Os últimos eventos envolvendo este personagem nos fazer crer que possivelmente ele terá papel de maior relevância no decorrer da série. 

Game of Thrones – Tyrion Lannister



Impossível pelo menos não fazer menção a Tyrion. Apesar de também sofrer bullying até do próprio pai por ser um anão, ele talvez personifique “o nerd que pode dar certo”, pois ele é uma mistura de bad-ass com nerd. Um insaciável ninfomaníaco frequentador constante de prostíbulos, dotado de uma capacidade de eloquência inigualável, um intelectual fissurado em leitura, um ótimo estrategista de guerra e de política e até um grande sortudo em combate. Ele é considerado por muitos de Westeros a pessoa mais inteligente que pisou naquelas terras.   

The Office - Dwight Schrute
 

O puxa saco mais pseudo-ambicioso que já trabalhou em um escritório, Dwight é outro que é apaixonado por Star Wars e Star Trekkie (já fez referências também ao universo Tolkien e a mitologia nórdica.). Sua dificuldade social é tão marcante quanto em grande parte dos nerds. 


Star Trek – Spock



Precisa mesmo comentar? Isso não seria lógico.




Digam aí, alguém se lembra de mais algum “nerd” marcante nas séries? Deixem aí seu comentário e não se esqueçam de curtir nossa fanpage no facebook!

Por: Pedro Costa


5 comentários: