quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Anime Review: Shingeki No Kyojin


                  Gigantes devoradores de seres humanos combinado com muita ação, drama, e  uma pitada bem sutil, quase nula de humor. Essa é a temática de Shingeki No Kyojin (Attack On Titan), mangá lançado em 2010 por Hajime Isayama (até a presente data o mangá continua sendo publicado e está no volume 12). Posteriormente, no ano de 2013, o mangá ganhou uma versão anime para TV com 25 episódios.
             Os acontecimentos de SNK giram em torno de Eren Jaeger, um jovem idealista, valente e impulsivo, que sonha com a liberdade e tem a ambição de conhecer o mundo fora das muralhas que separam os humanos dos seres aterrorizantes que lá habitam. Enquanto criança, Eren sofre a maior perda de sua vida, sua mãe é brutalmente assassinada diante de seus olhos em um ataque perpetrado pelos gigantes Titans que assombram a humanidade a centenas de anos.
Armin Arlelt (esquerda), Eren Jaeger (centro) e Mikasa Ackerman (direita).

       Eren ao lado de sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman e seu melhor amigo Armin Arlelt, diante de tamanho sofrimento começam juntos o treinamento militar com a finalidade de entrar para o esquadrão de exploração e desenvolver as técnicas e habilidades necessárias para derrotar os terríveis Titans. 
                Porém, o objetivo inicial de Eren e seus amigos de avançar em território inimigo é frustrado pela necessidade de sobreviver diante de um ataque fulminante dos gigantes, fazendo com que batalhas incríveis pela sobrevivência do que restou da humanidade fossem travadas.
            Depois desse breve resumo sobre a obra comentarei um pouco da parte técnica da animação. Primeiramente, SNK apresenta personagens bem desenvolvidos,  em sua maioria com personalidade própria e distinta de um dos outros, culminando com personagens no geral bem trabalhados e que se encaixam muito bem no decorrer da narrativa, fazendo jus ao mangá. O criador do mangá Hajime Isayama em sua obra impressa consegue mostrar o melhor e o pior do ser humano em situações extremas de medo, desespero, e para o deleite dos fãs essa característica não se perdeu no processo de adaptação para animação.
            Por mais sombrio que deve ser um mundo dominado pelo medo e constante desespero, a animação é marcada por uma variação de cores fortes e iluminadas que constrasta com momentos em que tons nublados predominam no ambiente. O céu é simplesmente maravilhoso em alguns momentos. Menção mais que honrosa deve ser feita a trilha sonora que está presente nas opening scenes, durante os episódios e nas ending scenes. O uso desse elemento é executado com perfeição em cada cena. É de encher os olhos o quanto é precisa a sincronia das cenas com o fundo musical, principalmente nos momentos de ação e emoção que são constantes tanto no mangá quanto na animação.
Os antagonistas da história, em sua maioria possuem corpos e fisionomia idênticas com as dos seres humanos, se diferenciam pelo tamanho (existem vários tamanhos e diferentes níveis de força e alguns possuem inteligência) e por não possuírem órgão reprodutor (mantendo no ar a dúvida de como tais seres se reproduzem). Muito marcante também são os traços fisionômicos dos gigantes, pois, chega a ser aterrorizante seu olhar e suas expressões diante de sua presa (os titans atacam apenas a raça humana, animais e todo o resto são ignorados).

     No Kyojin apesar de ter personagens principais adolescentes, possui uma temática muito adulta e muito séria, diferente da maioria das séries de animação japonesas que tem uma pegada mais voltada pro humor e ação. Contudo, o fato de ser mais sério não torna SNK desprovido de espetaculares cenas de ação (como fica evidente em uma das cenas que Eren ataca o Titan Supremo cheguei a recordar um pouco cenas presentes em God Of War em que Kratos enfrenta os imensos chefes do jogo (link da sequência de vídeo abaixo), porém, percebemos uma primazia pelo diálogo e a tentativa de transmitir todos os sentimentos e emoções vividas pelos personagens aos espectadores.

A animação não contempla toda a série de mangá, até porque esta, ainda está sendo produzida e lançada. E infelizmente ainda não foi confirmado o prosseguimento do anime, mas a chance de termos uma segunda temporada é muito grande.  E na humilde opinião deste que vos fala, é imprescindível a continuação da série.


            



Por: Japa

Um comentário: