segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Oblivion



Mesmo com atraso considerável, pude finalmente assistir Oblivion (2013), filme do diretor Joseph Kosinski (Tron: Legacy – 2010) e estrelado por Tom Cruise. É um filme de ficção científica com temática pós apocalíptica, que me interessou bastante a partir do momento que assiste ao trailer, mas que por uma série de fatores só pude assisti-lo agora. Vamos então esmiuçar essa grande produção para vocês!

Em 2077, depois de uma guerra travada por mais de 60 anos, entre a raça humana e uma raça alienígena chamada Scavs, a Terra se tornou um local inóspito e devastado. Os homens venceram a luta, contudo o planeta tornou-se inabitável, fazendo com que o restante dos humanos sobreviventes buscassem habitação em Titã, lua de Saturno. Jack Harper (Tom Cruise), e sua esposa Vika (Andrea Riseborough), são alguns dos poucos humanos que ainda vivem no planeta. Os dois formam uma equipe, com a missão de reparar os drones (que são esferas aéreas não tripuladas) que caçam e mantêm os Scavs longe das enormes máquinas que sugam a água do mar que será levada à nave (Tet) que transportou os humanos até Titã, e que posteriormente repassará esses e demais recursos para os sobreviventes em seu novo lar.

Jack, diferentemente de sua esposa, gosta de onde mora e não se anima com a idéia de deixar a Terra. Ambos tiveram suas memórias apagadas antes da missão por motivo de segurança, porém, o primeiro tem constantes sonhos e visões de uma mulher misteriosa, que posteriormente cruzará seu caminho.

Com essa pequena introdução, sem muitos fatos que evidenciem a real situação dos dois personagens, acima descritos, a história toma corpo com uma série de acontecimentos, reviravoltas, apresentação de outros personagens, e outros fatores que dão ao filme certa consistência, mas que no geral não convence, e não supre todas as expectativas de quem assiste ao filme.

Em relação a efeitos visuais, fotografia, efeitos sonoros e trilha sonora, o filme vai bem, ou seja, no quesito técnico Oblivion é um filme muito bom. Tem ótimos cenários, muito bem ambientados para o conceito do filme, que de certa forma cativa, e que mesmo sendo um filme pós apocalíptico, consegue passar tamanha verassidade que dá vontade de estar naquele ambiente, e curtir a paz de um planeta sem o caos que faz parte do nosso cotidiano.

O que realmente me pareceu problemático é o fato de ter personagens pouco desenvolvidos, sem profundidade e os diálogos serem pobres e que soam meio clichês. Caracterizando assim a maior falha do filme que é ter Malcolm Beech (Morgan Freeman) e Sykes (Nikolaj Coster-Waldau – Jamie Lannister de Game Of Thrones), que são personagens que tinham grande potencial para se desenvolver, haja vista os grandes atores que os interpretam, mas que no geral não passam de figurantes de luxo para a história do filme.


Tom Cruise apesar de todas as críticas à sua vida pessoal, vai bem no filme, fazendo piadinhas (sua conversa com Bob o bobblehead do Elvis) e correndo bastante, ações que ele faz muito em seus últimos filmes.

Oblivion é um filme de ficção científica que se destaca pelos cenários e pela história, que até certo ponto é interessante e imersiva, mas que se perde no decorrer da narrativa, talvez pela falta de experiência do diretor (pois esse é apenas o segundo filme de sua carreira) ou talvez por falta de esmero com roteiro e desenvolvimento de personagens.

 

E vocês? O que acharam do filme? Deixe seus comentários abaixo e curtam a fanpage do Bad Bloc no facebook! Até semana que vem!

Por: Japa

Um comentário:

  1. Então, Oblivion poderia ser mais do que apresentou, entretanto vejo que existe um foco excessivo no personagem de Tom Cruise por isso os demais não devem ter uma história melhor desenvolvida. Meu pitaco vai de que o filme foi feito para o Tom Cruise, por qualquer razão que se tenham pensado, infelizmente, pois raros são os filmes que nos empolgam com essa prática, principalmente tendo o Tom Cruise em uma fase não muito atrativa nos cinemas....mostrando-se aparentemente limitado a certos padrões. Falando na raridade de filmes que adotam a linha de foco, foco, foco em um personagem....lembrei do filme Gravidade, passou a pouco tempo nos cinemas e na minha opinião foi surpreendente. Tenho uma opinião muito particular de que o filme pode se tornar uma bela obra de arte do cinema por todo o trabalho apresentado, sem contar que também houve uma boa apresentação de alguém que não me inclina a ver seus filmes (Sandra Bulock). Gravidade é um filme excepcional, com uma história muito interessante, algo surpreendentemente compacto e empolgante na minha visão...já Oblivion, realmente poderia ser mais filme. Abraço, Pedro Augusto!

    ResponderExcluir