quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Do Fundo do Baú: A Viagem de Chihiro




A Viagem de Chihiro (Sen To Chihiro No Kamikakushi) é um longa-metragem de animação japonesa produzida pelo mestre do gênero Hayao Miyazaki e o Studio Ghibli no ano de 2001. Foi vencedor do Ursa de Ouro do Festival de Cinema de Berlim em 2002 e também do Oscar de melhor longa de animação em 2003.
O filme conta a história da jovem Chihiro Ochino, uma menina de 10 anos, mimada e medrosa, que está de mudança com seus pais para uma nova casa. Aproximando-se de seu destino a família acaba em frente à um misterioso túnel, que dará início a uma aventura inesquecível.
A primeira impressão que tive ao assistir aos primeiros minutos do filme é de que estava diante de uma obra de arte em movimento. Pois, trata-se de traços belíssimos, de extrema qualidade e de colorido muito vivo e hipnotizante, é como uma pintura.
Como acontece na maioria das animações japonesas a trilha sonora tem importância ímpar para todo projeto desse seguimento. Com Spirited Away (título no qual o filme foi lançado nos Estados Unidos) não é diferente, o filme segue uma tradição do Studio Ghibli de belíssimas OST (original soundtrack) e não deixa a desejar nesse quesito. Joe Hisaishi que é compositor habitual do estúdio e tem várias obras conceituadas  no currículo, entrega canções belíssimas e que envolvem ainda mais o espectador à trama do filme.



A animação não possui muitas cenas de ação, pois o que é contemplado é a imersão em um mundo de fantasia e conto de fadas moderno, com cenários lindíssimos, cheio de criaturas estranhas, situações inusitadas e o belo desenvolvimento que o personagem de Chihiro alcança no decorrer de sua jornada.
Sem sombra de dúvidas “A Viagem de Chihiro” é um dos melhores longas de animação já produzido até hoje e vale muito a pena assistir. Sua história é belíssima e envolvente, e as 2 horas de filme não cansam quem está assistindo. O filme conta também com ótimos personagens, que transmitem muita emoção e um senso de humor típico da cultura japonesa. E como dito acima a trilha sonora e as animações são espetáculos à parte.

Curiosidade: O filme foi tão respeitado e aclamado nos Estados Unidos que a Disney firmou parceria com os Studios Ghibli, e de forma bem especial fez um excelente trabalho de dublagem/adaptação e distribuição em todo o país.

OBS: Para as pessoas que ainda não assistiram a esse espetáculo, fica a notícia que o filme que na época já era belíssimo, hoje com a remasterização e conversão para blu-ray deixou a animação ainda mais fantástica, sendo na minha opinião mais bonita do que muita produção recente.

Por: Japa

2 comentários: