terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Mistério das Vacas

Não é de hoje que é notável a relação entre bovinos e acontecimentos bizarros, quando se fala em produções artísticas inglesas e norte-americanas. Sabe-se que estes povos, graças a tecnologia de ponta, passaram a ser grandes exportadores de cultura, principalmente através da música e de meios audiovisuais, tendo influenciado a mim e a grande parte do mundo, de uns tempos pra cá. Vamos fazer um histórico do tema?

"Vaca com olhos vidrados em Earth Worm Jim II, para Super Nes e Mega Drive"
Minha primeira percepção do fato aconteceu ao presenciar  o fetiche de extraterrestres nas malhadas durante uma fase do jogo Earthworm Jim II, até então para as plataformas SNES e Mega Drive. Aqui vacas com olhos esbugalhados vivem apreensivas, por medo de OVNIs que as vigiam de noite. Resta para nosso heroi minhoca-ciborgue, Jim, as protejer das abduções, ricocheteando-se contra os "visitantes"...

E não é só isso, nesse jogo, a cada vez que você passa de fase aparece uma vaquinha que diz a frase "Well done!" de quatro formas diferentes, dependendo de qual botão do controle você pressione. E o cúmulo do absurdo é o final do jogo, depois de horas se aventurando no mundo de Jim, você descobre que a princesa resgatada, o arqui-inimigo e até mesmo o próprio protagonista eram na verdade o quê? Alguém chuta? Sim, eram todos vacas!

Ainda no mundo dos games, as mimosas da trilogia Diablo tem uma participação mais que especial, principalmente no segundo episódio da sequência. Sim, este é o famoso Cow Level, uma fase onde as leiteiras ruminantes deixam de lado sua essência quadrúpede e partem pra cima do jogador sob duas pernas, munidas de hastes, em uma infindável manada assassina.



"Cow Level, em Diablo II. Crianças, não tentem isso em casa!"

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente no ano de 1970, uma das maiores bandas que já existiu lança o álbum Atom Heart Mother, mesclando psicodelia e progressividade de um modo que só o Pink Floyd consegue fazer. Na capa do vinil, nenhum título de banda, nenhuma identificação do álbum. A única coisa que aparece é nossa amiga ruminante inclinada de costas, encarando a câmera. Nada mais. Nas costas, uma foto de tres vacas sobrepostas em uma perspectiva bem interessante. O Pink Floyd tem um histórico de bizarrices extenso, como por exemplo a sincronia do filme O Mágico de Oz com o álbum The Dark Side of the Moon, mas esse assunto fica pra um outro dia.

"Capa do álbum Atom Heart Mother, Pink Floyd, 1970. Altamente recomendável."

Já nos 80’s, década em que nasce o cara mais bonito do Brasil, há uma grande propagação da encefalopatia espongiforme bovina, principalmente na Inglaterra, patologia mais conhecida como doença da vaca louca. Isso acaba aumentando a crença das pessoas de que alienígenas tinham entrado em contato com esses animais.

"Aliens entrando em contato de 1º grau com as vaquinhas,
episódio piloto de South Park"
Mas qual seria o motivo da fixação dos povos Anglo-Saxões com o tema? Bom, se realmente existem tais espécies interplanetárias que compartilham de racionalidade semelhante à hominídea, e entraram em contato com o nosso planeta, toda a questão se resume a pergunda: porque diabos vacas? No episódio piloto da popular animação South Park, os próprios extraterrestres nos dão a resposta: “descobrimos que de todos os seres da Terra, vocês, vacas, são os mais inteligentes.” Isso explicaria muita coisa!

"Cogumelo alucinógeno, crescendo em fezes de vaca"
Por outro lado, cético que sou, creio que possa haver outra explicação para tal fenômeno. Pensando sobre isso, outro dia me veio uma possibilidade que evidenciaria a relação UFO x bovinos. Há uma espécie de cogumelo alucinógeno que vê nas fezes das vaquinhas o ambiente perfeito para se desenvolver. E não por acaso, o crescimento da popularidade do cogumelo alucinógeno coincide com o auge do movimento artístico/cultural psicodélico, este que está, não por coincidência, ligado ao álbum do Pink Floyd citado acima. Logo, é só juntar as peças e perceber que os consumidores desses cogumelos não são o que se diga “testemunhas confiáveis” para relatar fatos que acontecem no ambiente ao seu redor (que no caso, muitas vezes, são os próprios campos onde são colhidos os pobres fungos).

Agora, como um post nasce falando de um jogo de videogame, passa por uma das maiores bandas de todos os tempos e morre nas drogas alucinógenas, é o maior mistério que só o nosso bom e velho amigo Tempo irá dizer. Encerro esta postagem com um video que uns dirão que é fake, outros dirão que é old, mas vai servir pra refletir bastante:




P.S.




















Por: Anjeira

Um comentário: