sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Batman, O Filho do Demônio


    Graphic Novel do Homem Morcego publicada em 1987 lá fora. Aqui Batman, O filho do Demônio (Batman, Son of the Demon) já havia sido publicada em 1989 pela editora Abril e foi republicada, em capa dura,  no final de 2012 pela editora Panini. A obra possui 88 páginas e tem como roteirista Mike Barr.


     Mike foi um dos mais conceituados roteirista da DC em meados da década de 80, tendo escrito roteiros para Arqueiro Verde, Lanterna Verde, além de ter criado os Renegados, grupo de heróis liderados pelo Batman. A arte fica por conta de Jerry Bingham, que antes de trabalhar na DC, já havia feito trabalhos para a sua principal concorrente, Marvel, desenhando Capitão América, Homem de Ferro, entre outros.


     No início do encadernado há uma breve introdução escrita por Mark Hamill, sim, o eterno Luke Skywalker, e aqui vai uma de suas palavras sobre a obra: “Repleta de ação e suspense, é um conto eletrizante entrecortado de humor, emoção e meticulosos detalhe que fazem com que um fã de longa data se sinta orgulhoso (...) Como se não fosse o bastante, ele (Barr) concebe um novo retrato para a galeria de vilões: o requintado e depravado Qayin, que, com um traço de diabólica ironia, partilha com Bruce a trágica perda dos pais como motivação para sua busca alucinada”.


    Sobre o enredo: no início da história o Homem Morcego salva algumas pessoas que eram mantidas como reféns por alguns terroristas, posteriormente descobre-se que os homens trabalhavam para Qayin, um terrorista que possui uma suposta união com o general Yossid da Golatia. Mais a frente descobre-se uma relação entre Ra’s al Ghul e Qayin. Ra’s teria sido o responsável pela morte dos pais de Qayin. Batman é então forçado a fazer uma aliança com um de seus maiores inimigos, Ra’s, para impedir Qayin. Em meio a tudo isso ainda temos a relação entre Bruce e Talia, filha de Ra’s que, na historia, casa-se com Bruce e dá a luz a um filho do Homem Morcego.


    Inicialmente essa Graphic Novel recebeu o selo “Elsewords”, que é dado para histórias que não fazem parte da linha cronológica original, porém, em 2006 esse mesmo filho do Batman reaparece como o novo Robin em Batman & Filho (relançado em 2013 pela Panini).


    Apesar de curto (apenas 88 páginas), o enredo é empolgante, cheio de ação e trata de uma parte mais emocional do Homem Morcego, tratando de sua relação com Talia. O encadernado vale a pena ser comprado, principalmente porque o preço é bem acessível, cerca de 17 reais.


Por: Mr. B

Um comentário: